Este equipamento eletrônico tem como objetivo principal a captação ininterrupta de eventos acústicos e a identificação de som impulsivo que caracteriza a deflagração de armas de fogo. Utiliza-se, como plataforma tecnológica, de algoritmo baseado em inteligência artificial, fazendo uso de uma rede convolucional neural treinada com uma vasta base de dados. Tanto este algoritmo como a base de dados é proveniente de esforço de desenvolvimento da equipe técnica da MTW e, consequentemente, constitui sua propriedade intelectual.
A funcionalidade deste equipamento diferencia-se de sensores acústicos tradicionais, onde somente a energia ou frequência do evento sonoro é avaliado. No GSD20, a implementação tecnológica permite indentificar com precisão somente eventos sonoros cujo perfil corresponde a deflagração de uma arma de fogo. Outros eventos, tais como explosões de balões, batidas de palmas, escapamento veicular e outros sons impulsivos são avaliados e ignorados pelo algoritmo.
O equipamento permite detectar a deflagração de armas de fogo em um raio de alcance de até 100m em campo aberto, através de configuração de parâmetros intrínsecos ao algoritmo. Tal configuração do equipamento é suportada por aplicativo externo através de interface amigável, empregado de forma local ou em rede TCP/IP.
O dispositivo é construído de forma à captar áudio de ambientes internos e externos, pois seu gabinete possui construção mecânica que impede a entrada de umidade ou poeira (Grau de Proteção IP66) e mesmo choques mecânicos externos (Grau de Proteção IK10). Assim pode ser utilizado em extensa gama de aplicações privadas (indústrias, bancos, instituições de ensino, centros comerciais, estacionamentos, etc), públicas (escolas, monitoramento de praças, monitoramento urbano, repartições públlicas, etc).
Baseado em sistema microprocessado, pode ser alimentado por fonte externa de 5 à 12 Vdc, requerendo baixo consumo de energia. Apresenta sistema de captação e filtragem de áudio integrado. A sinalização de evento positivo pode se dar por interface física via relé, interface USB 2.0 ou interface serial assíncrona (RS232). O equipamento pode ser configurado para sinalizar falha de alimentação ou operação através das mesmas opções de interface descritas acima.
O equipamento GSD20 pode ser utilizado das seguintes formas:
- Integrado ao TelemetryHub, sistema de telemetria da MTW, como um módulo de expansão do dispositivo TMDev. Nesta opção toda a versatilidade e abrangência do TelemetryHub é automaticamente incorporada a solução;
- Integrado via interface física (Sistema externo de alarme ou automação);
- Integrado via interface lógica e protocolo dedicado (Equipamento / Software de terceiros; Sistema VMS).
Código: GSD20